Pacuera

O Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial, conhecido como Pacuera, é um estudo realizado com informações sociais, físicas e ambientais e que disciplina a conservação, a recuperação, o uso e a ocupação do reservatório e da Área de Preservação Permanente (APP) da usina hidrelétrica (UHE) Foz do Chapecó.

O Pacuera da UHE Foz do Chapecó foi aprovado em 30/08/2019.

O plano está disponível para consulta nas prefeituras dos municípios abrangidos pelo reservatório ou no link a seguir.

Pacuera

O resumo das restrições e dos procedimentos previstos no plano até a emissão do Termo de Permissão Gratuita de Uso (TPGU), os formulários de solicitação que devem ser preenchidos, seja para solicitar ou regularizar o uso da APP do reservatório da UHE Foz do Chapecó são apresentados nos links abaixo:

Material de apoio

Formulários de solicitação de uso

Patrocínios

A Foz do Chapecó Energia utiliza as Leis de Incentivo Fiscal para patrocinar projetos que de alguma forma beneficiem seu público alvo, promovendo o desenvolvimento sustentável da região de influência da Usina e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

  • 1

    Antes de cadastrar o seu projeto, leia com atenção as regras e diretrizes do processo de seleção, clicando aqui.

Acesse aqui todos os detalhes para desenvolver projetos via leis de incentivos fiscais.

Benefícios do Empreendimento

Royalties

A Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH) é um valor pago mensalmente pela Foz do Chapecó Energia como compensação pelo alagamento de áreas de terra que formaram o reservatório de água da Usina. Ela é paga aos municípios que tiveram áreas alagadas, aos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e a alguns órgãos federais, sendo:

  • 65%

    divididos entre os municípios.

  • 25%

    divididos entre os Estados.

  • 10%

    divididos entre órgãos federais, entre eles, a Agência Nacional das Águas - ANA.

No caso dos Estados e dos municípios, os valores são proporcionais à área alagada em cada um. Quanto maior a área alagada, maior o percentual devido. Os valores repassados também dependem da energia efetivamente gerada pela Usina no mês, além de outros fatores, como a Tarifa Atualizada de Referência (TAR), definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

A CFURH, também chamada de royalties, será paga durante os 30 anos de concessão da Usina. Os recursos podem ser aplicados livremente pelas prefeituras em saúde, educação, segurança, entre outras áreas.

Levantamento CFURH

  • Mês / Ano

    10/2024

  • Geração  (MWh)

    453.851,34

  • CFURH (R$)

    3.000.638,14

  • 09/2024

    365.496,74

    2.416.481,70

  • 08/2024

    498.093,69

    3.293.146,41

  • 07/2024

    569.935,21

    3.768.126,66

  • 06/2024

    454.826,42

    3.007.084,86

  • 05/2024

    492.232,50

    3.254.395,16

  • 04/2024

    400.107,54

    2.645.310,97

  • 03/2024

    511.518,28

    3.381.903,13

  • 02/2024

    429.496,57

    2.839.616,59

  • 01/2024

    493.341,70

    3.261.728,66

  • 12/2023

    577.275,056

    3.628.346,91

  • 11/2023

    445.154,145

    2.797.927,35

  • 10/2023

    530.420,842

    3.333.854,12

  • 09/2023

    522.194,40

    3.282.148,49

  • 08/2023

    434.047,15

    2.728.116,55

  • 07/2023

    406.628,80

    2.555.784,00

  • 06/2023

    183.643,216

    1.154.252,71

  • 05/2023

    151.713,75

    953.566,45

  • 04/2023

    148.429,61

    932.924,64

  • 03/2023

    228.357,03

    1.435.292,45

  • 02/2023

    174.899,71

    1.099.297,14

  • 01/2023

    88.643,34

    557.149,98

  • 12/2022

    162.309,22

    951.878,62

  • 11/2022

    354.567,56

    2.079.396,90

  • 10/2022

    441.672,61

    2.590.233,17

  • 09/2022

    376.989,03

    2.210.889,85

  • 08/2022

    515.335,55

    3.022.236,86

  • 07/2022

    540.915,44

    3.172.252,66

  • 06/2022

    456.902,62

    2.679.551,10

  • 05/2022

    420.366,87

    2.465.283,56

  • 04/2022

    313.468,17

    1.838.365,43

  • 03/2022

    128.339,10

    752.657,51

  • 02/2022

    84.607,06

    496.186,54

  • 01/2022

    111.223,20

    652.279,59

  • 12/2021

    139.765,98

    743.554,99

  • 11/2021

    189.297,91

    1.007.064,86

  • 10/2021

    460.990,35

    2.452.468,67

  • 09/2021

    325.560,59

    1.731.982,36

  • 08/2021

    208.818,45

    1.110.914,15

  • 07/2021

    320.308,07

    1.704.038,94

  • 06/2021

    176.622,71

    939.632,81

  • 05/2021

    34.412,38

    183.073,85

  • 04/2021

    56.225,09

    299.117,48

  • 03/2021

    123.173,88

    655.285,06

  • 02/2021

    234.158,35

    1.245.722,42

  • 01/2021

    250.988,36

    1.335.258,05

  • 12/2020

    123.687,28

    689.358,66

  • 11/2020

    69.812,36

    389.092,22

  • 10/2020

    200.210,74

    1.115.854,56

  • 09/2020

    352.850,83

    1.966.578,84

  • 08/2020

    479.408,22

    2.671.933,77

  • 07/2020

    517.300,99

    2.883.125,33

  • 06/2020

    203.735,27

    1.135.498,14

  • 05/2020

    10.313,72

    57.482,48

  • 04/2020

    20.197,38

    112.568,08

  • 03/2020

    48.560,79

    270.648,71

  • 02/2020

    89.531,13

    498.992,79

  • 01/2020

    106.339,83

    592.674,43

  • 12/2019

    268.480,41

    1.454.251,00

  • 11/2019

    443.246,17

    2.400.887,21

  • 10/2019

    178.576,73

    967.278,72

  • 09/2019

    154.822,23

    838.610,07

  • 08/2019

    237.771,27

    1.287.911,84

  • 07/2019

    399.697,21

    2.164.999,91

  • 06/2019

    355.263,01

    1.924.317,61

  • 05/2019

    393.210,59

    2.129.864,50

  • 04/2019

    256.057,98

    1.386.963,68

  • 03/2019

    383.013,35

    2.074.630,10

  • 02/2019

    314.419,62

    1.703.085,31

  • 01/2019

    500.744,27

    2.712.331,42

  • 12/2018

    372.952,59

    1.932.677,64

  • 11/2018

    486.417,97

    2.520.666,54

  • 10/2018

    550.179,74

    2.851.086,43

  • 09/2018

    492.707,52

    2.553.259,61

  • 08/2018

    267.049,05

    1.383.874,88

  • 07/2018

    247.568,75

    1.282.926,07

  • 06/2018

    142.522,02

    738.563,36

  • 05/2018

    112.948,42

    585.310,01

  • 04/2018

    236.772,53

    1.226.978,91

  • 03/2018

    232.548,37

    1.205.088,89

  • 02/2018

    227.431,18

    1.178.571,15

  • 01/2018

    318.514,49

    1.650.573,92

  • 12/2017

    143.342,93

    724.455,16

  • 11/2017

    375.648,81

    1.898.529,07

  • 10/2017

    376.669,66

    1.903.688,46

  • 09/2017

    213.165,41

    1.077.337,99

  • 08/2017

    271.586,57

    1.372.598,53

  • 07/2017

    279.813,10

    1.414.175,39

  • 06/2017

    476.164,99

    2.406.537,83

  • 05/2017

    305.438,40

    1.543.685,69

  • 04/2017

    150.816,89

    761.228,56

  • 03/2017

    214.820,95

    1.085.705,10

  • 02/2017

    308.873,52

    1.561.046,74

  • 01/2017

    423.602,52

    2.140.887,11

  • 12/2016

    292.933,82

    1.914.176,07

  • 11/2016

    402.732,39

    2.631.654,82

  • 10/2016

    393.532,91

    2.479.700,04

  • 09/2016

    382.742,23

    2.411.706,62

  • 08/2016

    453.555,95

    2.857.912,74

  • 07/2016

    362.169,28

    2.282.073,90

  • 06/2016

    327.611,34

    2.064.320,03

  • 05/2016

    449.660,04

    2.833.364,14

  • 04/2016

    429.499,70

    2.706.331,33

  • 03/2016

    479.559,65

    3.021.765,27

  • 02/2016

    501.214,49

    3.158.215,15

  • 01/2016

    440.514,38

    2.775.736,17

  • 12/2015

    558.248,24

    3.212.746,54

  • 11/2015

    575.309,49

    3.310.934,88

  • 10/2015

    588.299,72

    3.385.694,28

  • 09/2015

    456.127,75

    2.625.038,02

  • 08/2015

    496.455,70

    2.857.127,36

  • 07/2015

    533.421,76

    3.069.868,90

  • 06/2015

    370.720,27

    2.133.513,66

  • 05/2015

    209.728,94

    1.207.000,51

  • 04/2015

    270.226,02

    1.555.164,24

  • 03/2015

    395.324,00

    2.275.109,41

  • 02/2015

    525.811,02

    3.026.068,72

  • 01/2015

    605.591,35

    3.485.208,52

  • 12/2014

    336.753,92

    1.815.516,13

  • 11/2014

    515.612,04

    2.779.780,55

  • 10/2014

    528.929,92

    2.851.580,21

  • 09/2014

    482.367,29

    2.600.550,57

  • 08/2014

    441.310,60

    2.379.204,72

  • 07/2014

    557.421,41

    3.005.184,22

  • 06/2014

    482.770,70

    2.602.725,47

  • 05/2014

    472.390,25

    2.546.762,11

  • 04/2014

    417.335,24

    2.249.948,20

  • 03/2014

    363.104,46

    1.957.577,86

  • 02/2014

    252.333,54

    1.360.386,89

  • 01/2014

    416.648,92

    2.246.248,05

  • 12/2013

    328.626,20

    1.673.652,17

  • 11/2013

    459.315,65

    2.339.237,18

  • 10/2013

    543.794,66

    2.769.478,21

  • 09/2013

    542.968,24

    2.765.269,39

  • 08/2013

    540.114,26

    2.750.734,40

  • 07/2013

    318.164,81

    1.620.373,60

  • 06/2013

    291.160,47

    1.482.843,89

  • 05/2013

    157.107,49

    800.128,79

  • 04/2013

    327.446,09

    1.667.642,01

  • 03/2013

    315.264,93

    1.605.604,87

  • 02/2013

    210.703,82

    1.073.088,23

  • 01/2013

    256.136,41

    1.304.470,72

  • 12/2012

    122.822,71

    604.131,16

  • 11/2012

    216.718,18

    1.065.977,13

  • 10/2012

    375.135,50

    1.845.188,36

  • 09/2012

    216.746,20

    1.066.114,95

  • 08/2012

    356.253,05

    1.752.310,78

  • 07/2012

    231.051,04

    1.136.476,53

  • 06/2012

    97.709,13

    480.604,34

  • 05/2012

    59.029,37

    290.349,26

  • 04/2012

    69.621,13

    342.447,19

  • 03/2012

    216.885,09

    1.066.798,11

  • 02/2012

    237.654,11

    1.168.955,21

  • 01/2012

    163.517,00

    804.295,16

  • 12/2011

    157.723,95

    727.572,70

  • 11/2011

    439.700,95

    2.028.318,50

  • 10/2011

    518.926,48

    2.393.781,91

  • 09/2011

    513.113,77

    2.366.968,17

  • 08/2011

    551.168,74

    2.542.513,84

  • 07/2011

    529.909,19

    2.444.444,60

  • 06/2011

    438.113,48

    2.020.995,58

  • 05/2011

    420.189,67

    1.938.313,94

  • 04/2011

    440.270,05

    2.030.943,73

  • 03/2011

    427.559,00

    1.972.308,29

  • 02/2011

    340.975,00

    1.572.900,63

  • 01/2011

    336.894,00

    1.554.075,18

  • 12/2010

    284.567,00

    1.242.583,15

  • 11/2010

    164.305,00

    717.450,11

  • 10/2010

    83.205,00

    363.320,87

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Os valores pagos pela Foz do Chapecó Energia podem ser consultados neste link: http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/cmpf/gerencial/

Repovoamento do Rio Uruguai

Uma das principais preocupações da população quando as obras da Usina iniciaram estava relacionada à quantidade de peixes no Rio Uruguai. Moradores queriam saber: os peixes vão diminuir?

O período de operação da Usina, contudo, assim como a fase de construção do empreendimento, não se caracterizou pela diminuição na quantidade de peixes.

E com o objetivo de aumentar a população de peixes na bacia do Rio Uruguai, atendendo também às responsabilidades decorrentes do licenciamento ambiental da Usina, a Foz do Chapecó Energia firmou uma parceria com a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE), o Instituto Goio-En e o Ministério da Pesca e Aqüicultura, que propiciou a construção de uma Estação de Piscicultura no município de Águas de Chapecó.

O local serve como importante banco genético e já promoveu a soltura de quase 1,5 milhão de alevinos. A meta é a soltura de ao menos 200 mil alevinos ao ano durante os 30 anos de concessão do empreendimento. A Foz do Chapecó Energia doou a área para construção do projeto e está investindo mais de R$ 4 milhões.

Outras ações e iniciativas

A Foz do Chapecó Energia mantém outros programas socioambientais na área de abrangência da Usina que, por meio de monitoramentos e controles periódicos supervisionados pelo órgão licenciador da hidrelétrica, o IBAMA, buscam a mitigação e a prevenção de impactos que eventualmente possam ser ocasionados pela operação do empreendimento.

Dentre as ações mantidas pela empresa, pode-se destacar o monitoramento do clima e da qualidade da água do reservatório, atividades de educação ambiental em escolas e comunidades, monitoramento da fauna e da ictiofauna, bem como da produtividade pesqueira, controle de processos erosivos e monitoramento sismológico.

A Foz do Chapecó Energia disponibiliza, no link abaixo, acesso aos dados de análises da qualidade da água superficial e subterrânea da localidade de Goio-Ên, de Erval Grande/RS. Informa ainda que não é responsável pela garantia da água do local.

Também no link estão à disposição para consulta os relatórios do Programa de Educação Ambiental com ações desenvolvidas especificamente no Goio-ên de Erval Grande, bom como os arquivos digitais dos jornais-murais, que tratam sobre uso e conservação dos recursos hídricos, distribuídos na comunidade.

Biofábrica

Com o objetivo de alavancar a geração de renda nas comunidades do entorno da Usina e fortalecer a agricultura familiar, a Foz do Chapecó Energia instalou a Biofábrica no município de Alpestre/RS, em parceria com a Cooperativa Extremo Norte. Trata-se de um laboratório para produção de mudas frutíferas e ornamentais de alta qualidade genética. Agricultores estão recebendo capacitação gratuita para a produção e o manuseio destas mudas, que estão sendo cultivadas nas comunidades, em benefício único das famílias contempladas pelo projeto. As mudas são distribuidas gratuitamente e nenhuma arrecadação oriunda da produção é revertida para a empresa.

Programa de Apoio aos Pescadores

Com a participação do IBAMA, Ministério de Pesca e Aqüicultura, Ministério de Minas e Energia, Movimento dos Atingidos por Barragens e Colônias de Pescadores, a Foz do Chapecó Energia criou o Programa de Apoio aos Pescadores. O objetivo é propiciar condições para a manutenção da atividade da pesca com incremento de renda e melhores condições de trabalho. O Programa contempla a construção de pontos de apoio para processamento e venda do pescado nas margens do rio, doação de barcos, equipamentos, investimento na exploração da pesca esportiva e turismo náutico.

Recuperação de Áreas

Mais de R$ 9 milhões estão sendo aplicados exclusivamente em recuperação, permitindo a preservação de diversas áreas de importância biológica. Cerca de mil hectares estão sendo recuperados, por meio de ações como: o apoio ao Programa Água Boa, da Prefeitura Municipal de Chapecó, que protegeu mais de 300 hectares em áreas rurais do município; convênio com a EPAGRI, para proteção de 345 hectares em doze municípios na bacia do rio Uruguai; parceria com o Ministério Público de Planalto, para recuperação das margens do Rio do Mel; e parceria com a Prefeitura Municipal de Dois Irmãos das Missões, para recuperação de 27 hectares na Reserva Biológica Moreno Fortes.

Visite a Usina
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Mais de três mil hectares serão recuperados com o plantio de mudas de espécies nativas.