65%
divididos entre os municípios.
O Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial, conhecido como Pacuera, é um estudo realizado com informações sociais, físicas e ambientais e que disciplina a conservação, a recuperação, o uso e a ocupação do reservatório e da Área de Preservação Permanente (APP) da usina hidrelétrica (UHE) Foz do Chapecó.
O Pacuera da UHE Foz do Chapecó foi aprovado em 30/08/2019.
O plano está disponível para consulta nas prefeituras dos municípios abrangidos pelo reservatório ou no link a seguir.
O resumo das restrições e dos procedimentos previstos no plano até a emissão do Termo de Permissão Gratuita de Uso (TPGU), os formulários de solicitação que devem ser preenchidos, seja para solicitar ou regularizar o uso da APP do reservatório da UHE Foz do Chapecó são apresentados nos links abaixo:
A Foz do Chapecó Energia utiliza as Leis de Incentivo Fiscal para patrocinar projetos que de alguma forma beneficiem seu público alvo, promovendo o desenvolvimento sustentável da região de influência da Usina e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.
Antes de cadastrar o seu projeto, leia com atenção as regras e diretrizes do processo de seleção, clicando aqui.
A Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH) é um valor pago mensalmente pela Foz do Chapecó Energia como compensação pelo alagamento de áreas de terra que formaram o reservatório de água da Usina. Ela é paga aos municípios que tiveram áreas alagadas, aos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e a alguns órgãos federais, sendo:
divididos entre os municípios.
divididos entre os Estados.
divididos entre órgãos federais, entre eles, a Agência Nacional das Águas - ANA.
No caso dos Estados e dos municípios, os valores são proporcionais à área alagada em cada um. Quanto maior a área alagada, maior o percentual devido. Os valores repassados também dependem da energia efetivamente gerada pela Usina no mês, além de outros fatores, como a Tarifa Atualizada de Referência (TAR), definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
A CFURH, também chamada de royalties, será paga durante os 30 anos de concessão da Usina. Os recursos podem ser aplicados livremente pelas prefeituras em saúde, educação, segurança, entre outras áreas.
Mês / Ano
10/2024
Geração (MWh)
453.851,34
CFURH (R$)
3.000.638,14
09/2024
365.496,74
2.416.481,70
08/2024
498.093,69
3.293.146,41
07/2024
569.935,21
3.768.126,66
06/2024
454.826,42
3.007.084,86
05/2024
492.232,50
3.254.395,16
04/2024
400.107,54
2.645.310,97
03/2024
511.518,28
3.381.903,13
02/2024
429.496,57
2.839.616,59
01/2024
493.341,70
3.261.728,66
12/2023
577.275,056
3.628.346,91
11/2023
445.154,145
2.797.927,35
10/2023
530.420,842
3.333.854,12
09/2023
522.194,40
3.282.148,49
08/2023
434.047,15
2.728.116,55
07/2023
406.628,80
2.555.784,00
06/2023
183.643,216
1.154.252,71
05/2023
151.713,75
953.566,45
04/2023
148.429,61
932.924,64
03/2023
228.357,03
1.435.292,45
02/2023
174.899,71
1.099.297,14
01/2023
88.643,34
557.149,98
12/2022
162.309,22
951.878,62
11/2022
354.567,56
2.079.396,90
10/2022
441.672,61
2.590.233,17
09/2022
376.989,03
2.210.889,85
08/2022
515.335,55
3.022.236,86
07/2022
540.915,44
3.172.252,66
06/2022
456.902,62
2.679.551,10
05/2022
420.366,87
2.465.283,56
04/2022
313.468,17
1.838.365,43
03/2022
128.339,10
752.657,51
02/2022
84.607,06
496.186,54
01/2022
111.223,20
652.279,59
12/2021
139.765,98
743.554,99
11/2021
189.297,91
1.007.064,86
10/2021
460.990,35
2.452.468,67
09/2021
325.560,59
1.731.982,36
08/2021
208.818,45
1.110.914,15
07/2021
320.308,07
1.704.038,94
06/2021
176.622,71
939.632,81
05/2021
34.412,38
183.073,85
04/2021
56.225,09
299.117,48
03/2021
123.173,88
655.285,06
02/2021
234.158,35
1.245.722,42
01/2021
250.988,36
1.335.258,05
12/2020
123.687,28
689.358,66
11/2020
69.812,36
389.092,22
10/2020
200.210,74
1.115.854,56
09/2020
352.850,83
1.966.578,84
08/2020
479.408,22
2.671.933,77
07/2020
517.300,99
2.883.125,33
06/2020
203.735,27
1.135.498,14
05/2020
10.313,72
57.482,48
04/2020
20.197,38
112.568,08
03/2020
48.560,79
270.648,71
02/2020
89.531,13
498.992,79
01/2020
106.339,83
592.674,43
12/2019
268.480,41
1.454.251,00
11/2019
443.246,17
2.400.887,21
10/2019
178.576,73
967.278,72
09/2019
154.822,23
838.610,07
08/2019
237.771,27
1.287.911,84
07/2019
399.697,21
2.164.999,91
06/2019
355.263,01
1.924.317,61
05/2019
393.210,59
2.129.864,50
04/2019
256.057,98
1.386.963,68
03/2019
383.013,35
2.074.630,10
02/2019
314.419,62
1.703.085,31
01/2019
500.744,27
2.712.331,42
12/2018
372.952,59
1.932.677,64
11/2018
486.417,97
2.520.666,54
10/2018
550.179,74
2.851.086,43
09/2018
492.707,52
2.553.259,61
08/2018
267.049,05
1.383.874,88
07/2018
247.568,75
1.282.926,07
06/2018
142.522,02
738.563,36
05/2018
112.948,42
585.310,01
04/2018
236.772,53
1.226.978,91
03/2018
232.548,37
1.205.088,89
02/2018
227.431,18
1.178.571,15
01/2018
318.514,49
1.650.573,92
12/2017
143.342,93
724.455,16
11/2017
375.648,81
1.898.529,07
10/2017
376.669,66
1.903.688,46
09/2017
213.165,41
1.077.337,99
08/2017
271.586,57
1.372.598,53
07/2017
279.813,10
1.414.175,39
06/2017
476.164,99
2.406.537,83
05/2017
305.438,40
1.543.685,69
04/2017
150.816,89
761.228,56
03/2017
214.820,95
1.085.705,10
02/2017
308.873,52
1.561.046,74
01/2017
423.602,52
2.140.887,11
12/2016
292.933,82
1.914.176,07
11/2016
402.732,39
2.631.654,82
10/2016
393.532,91
2.479.700,04
09/2016
382.742,23
2.411.706,62
08/2016
453.555,95
2.857.912,74
07/2016
362.169,28
2.282.073,90
06/2016
327.611,34
2.064.320,03
05/2016
449.660,04
2.833.364,14
04/2016
429.499,70
2.706.331,33
03/2016
479.559,65
3.021.765,27
02/2016
501.214,49
3.158.215,15
01/2016
440.514,38
2.775.736,17
12/2015
558.248,24
3.212.746,54
11/2015
575.309,49
3.310.934,88
10/2015
588.299,72
3.385.694,28
09/2015
456.127,75
2.625.038,02
08/2015
496.455,70
2.857.127,36
07/2015
533.421,76
3.069.868,90
06/2015
370.720,27
2.133.513,66
05/2015
209.728,94
1.207.000,51
04/2015
270.226,02
1.555.164,24
03/2015
395.324,00
2.275.109,41
02/2015
525.811,02
3.026.068,72
01/2015
605.591,35
3.485.208,52
12/2014
336.753,92
1.815.516,13
11/2014
515.612,04
2.779.780,55
10/2014
528.929,92
2.851.580,21
09/2014
482.367,29
2.600.550,57
08/2014
441.310,60
2.379.204,72
07/2014
557.421,41
3.005.184,22
06/2014
482.770,70
2.602.725,47
05/2014
472.390,25
2.546.762,11
04/2014
417.335,24
2.249.948,20
03/2014
363.104,46
1.957.577,86
02/2014
252.333,54
1.360.386,89
01/2014
416.648,92
2.246.248,05
12/2013
328.626,20
1.673.652,17
11/2013
459.315,65
2.339.237,18
10/2013
543.794,66
2.769.478,21
09/2013
542.968,24
2.765.269,39
08/2013
540.114,26
2.750.734,40
07/2013
318.164,81
1.620.373,60
06/2013
291.160,47
1.482.843,89
05/2013
157.107,49
800.128,79
04/2013
327.446,09
1.667.642,01
03/2013
315.264,93
1.605.604,87
02/2013
210.703,82
1.073.088,23
01/2013
256.136,41
1.304.470,72
12/2012
122.822,71
604.131,16
11/2012
216.718,18
1.065.977,13
10/2012
375.135,50
1.845.188,36
09/2012
216.746,20
1.066.114,95
08/2012
356.253,05
1.752.310,78
07/2012
231.051,04
1.136.476,53
06/2012
97.709,13
480.604,34
05/2012
59.029,37
290.349,26
04/2012
69.621,13
342.447,19
03/2012
216.885,09
1.066.798,11
02/2012
237.654,11
1.168.955,21
01/2012
163.517,00
804.295,16
12/2011
157.723,95
727.572,70
11/2011
439.700,95
2.028.318,50
10/2011
518.926,48
2.393.781,91
09/2011
513.113,77
2.366.968,17
08/2011
551.168,74
2.542.513,84
07/2011
529.909,19
2.444.444,60
06/2011
438.113,48
2.020.995,58
05/2011
420.189,67
1.938.313,94
04/2011
440.270,05
2.030.943,73
03/2011
427.559,00
1.972.308,29
02/2011
340.975,00
1.572.900,63
01/2011
336.894,00
1.554.075,18
12/2010
284.567,00
1.242.583,15
11/2010
164.305,00
717.450,11
10/2010
83.205,00
363.320,87
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Os valores pagos pela Foz do Chapecó Energia podem ser consultados neste link: http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/cmpf/gerencial/
Uma das principais preocupações da população quando as obras da Usina iniciaram estava relacionada à quantidade de peixes no Rio Uruguai. Moradores queriam saber: os peixes vão diminuir?
O período de operação da Usina, contudo, assim como a fase de construção do empreendimento, não se caracterizou pela diminuição na quantidade de peixes.
E com o objetivo de aumentar a população de peixes na bacia do Rio Uruguai, atendendo também às responsabilidades decorrentes do licenciamento ambiental da Usina, a Foz do Chapecó Energia firmou uma parceria com a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE), o Instituto Goio-En e o Ministério da Pesca e Aqüicultura, que propiciou a construção de uma Estação de Piscicultura no município de Águas de Chapecó.
O local serve como importante banco genético e já promoveu a soltura de quase 1,5 milhão de alevinos. A meta é a soltura de ao menos 200 mil alevinos ao ano durante os 30 anos de concessão do empreendimento. A Foz do Chapecó Energia doou a área para construção do projeto e está investindo mais de R$ 4 milhões.
A Foz do Chapecó Energia mantém outros programas socioambientais na área de abrangência da Usina que, por meio de monitoramentos e controles periódicos supervisionados pelo órgão licenciador da hidrelétrica, o IBAMA, buscam a mitigação e a prevenção de impactos que eventualmente possam ser ocasionados pela operação do empreendimento.
Dentre as ações mantidas pela empresa, pode-se destacar o monitoramento do clima e da qualidade da água do reservatório, atividades de educação ambiental em escolas e comunidades, monitoramento da fauna e da ictiofauna, bem como da produtividade pesqueira, controle de processos erosivos e monitoramento sismológico.
A Foz do Chapecó Energia disponibiliza, no link abaixo, acesso aos dados de análises da qualidade da água superficial e subterrânea da localidade de Goio-Ên, de Erval Grande/RS. Informa ainda que não é responsável pela garantia da água do local.
Também no link estão à disposição para consulta os relatórios do Programa de Educação Ambiental com ações desenvolvidas especificamente no Goio-ên de Erval Grande, bom como os arquivos digitais dos jornais-murais, que tratam sobre uso e conservação dos recursos hídricos, distribuídos na comunidade.
Com o objetivo de alavancar a geração de renda nas comunidades do entorno da Usina e fortalecer a agricultura familiar, a Foz do Chapecó Energia instalou a Biofábrica no município de Alpestre/RS, em parceria com a Cooperativa Extremo Norte. Trata-se de um laboratório para produção de mudas frutíferas e ornamentais de alta qualidade genética. Agricultores estão recebendo capacitação gratuita para a produção e o manuseio destas mudas, que estão sendo cultivadas nas comunidades, em benefício único das famílias contempladas pelo projeto. As mudas são distribuidas gratuitamente e nenhuma arrecadação oriunda da produção é revertida para a empresa.
Com a participação do IBAMA, Ministério de Pesca e Aqüicultura, Ministério de Minas e Energia, Movimento dos Atingidos por Barragens e Colônias de Pescadores, a Foz do Chapecó Energia criou o Programa de Apoio aos Pescadores. O objetivo é propiciar condições para a manutenção da atividade da pesca com incremento de renda e melhores condições de trabalho. O Programa contempla a construção de pontos de apoio para processamento e venda do pescado nas margens do rio, doação de barcos, equipamentos, investimento na exploração da pesca esportiva e turismo náutico.
Mais de R$ 9 milhões estão sendo aplicados exclusivamente em recuperação, permitindo a preservação de diversas áreas de importância biológica. Cerca de mil hectares estão sendo recuperados, por meio de ações como: o apoio ao Programa Água Boa, da Prefeitura Municipal de Chapecó, que protegeu mais de 300 hectares em áreas rurais do município; convênio com a EPAGRI, para proteção de 345 hectares em doze municípios na bacia do rio Uruguai; parceria com o Ministério Público de Planalto, para recuperação das margens do Rio do Mel; e parceria com a Prefeitura Municipal de Dois Irmãos das Missões, para recuperação de 27 hectares na Reserva Biológica Moreno Fortes.
Mais de três mil hectares serão recuperados com o plantio de mudas de espécies nativas.
No momento não estamos em período de cadastro de Projetos Sociais
Alguns termos são comuns a todas as usinas hidrelétricas e são bastante utilizados em textos e materiais que tratam desse tipo de empreendimento:
Montante: área que fica entre a barragem da usina e a nascente do rio.
Jusante: área que fica entre a barragem da usina e a foz do rio.
Turbinas Hidráulicas: equipamentos que transformam a energia da água do reservatório em energia mecânica, através da rotação de um eixo.
Geradores: equipamentos que recebem o movimento de rotação das turbinas e o transformam em energia elétrica.
Ensecadeira: é uma pequena barragem, provisória, construída para desviar o rio quando é necessário construir alguma estrutura, como a barragem, a casa de força ou o vertedouro. A ensecadeira seca a região onde a estrutura será construída, permitindo o trabalho.
Comporta: dispositivo de metal que veda a passagem da água por alguma das estruturas da usina, como, por exemplo, o vertedouro.
Vertedouro: estrutura que escoa o excesso de água que chega ao reservatório, para que seu nível não ultrapasse as cotas de segurança.
Tomada D´Água: estrutura que capta a água do reservatório para conduzi-la às turbinas.
Canal de Adução: conduz a água do reservatório até a tomada d’água.
Conduto Forçado: tubulação metálica que leva a água da tomada d’água para as turbinas.
Casa de Força: instalação que abriga as turbinas e os geradores da usina.
Canal de Fuga: canal por onde se escoa a água que passou pelas turbinas, devolvendo-a ao leito do rio.
Subestação: instalação que recebe a energia gerada na casa de força e a conduz para as linhas de transmissão.